Buscar

Veado campeiro - Ozotoceros bezoarticus

Atualizado: Ago 22

A espécie Ozotoceros bezoarticus, o veado-campeiro, aparece no Brasil e nos países vizinhos, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. O habitat característico dessa espécie é em áreas abertas, como Cerrado, Pantanal e Campos Sulinos.

O consumo de chifres caídos pode ser uma boa alternativa para a ingestão de sais minerais, uma vez que gramíneas e plantas em geral possuem quantidades muito baixas. As queimadas que ocorrem em áreas abertas também são importantes para os veados-campeiros, uma vez que induzem a floração e a brotação, as quais são as principais partes consumidas por esta espécie. Além disso, as cinzas são boas fontes de sais minerais e isso fica expressamente visível após os aceiros no Parque Nacional das Emas. Os filhotes nascem entre agosto e setembro. Geralmente, nasce uma cria por vez, mas é possível encontrar casos de nascimento de gêmeos, também.

Habito alimentar: Essa é uma espécie herbívora, também chamada de pastadores-podadores. Consumem principalmente capim, mas também podem ingerir flores, gomos e arbustos de plantas, como o alecrim-do-campo, o assa-peixe, o capim-favorito e as vagens de barbatimão.


Fonte: https://www.gestaoeducacional.com.br/veado-campeiro-caracteristicas/

e Parque Nacional das Emas

Melhor data para visualizar de junho a outubro

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo